sexta-feira, 25 de novembro de 2016

GRAJAÚ VAI A MACHU PICCHU, APOIE ESSA IDEIA!


O projeto do coletivo Expressão Cultural Periférica, o ECP, é uma grande viagem, literalmente, uma Expedição do distrito do Grajaú, zona sul de São Paulo, até a cidade Machu Picchu, no Peru, 3.776 km até lá!. O grupo resolveu unir a paixão pelas viagens com as ações culturais que realiza e quer compartilhar essa grande expedição com o maior número de pessoas possível. A galera quer percorrer mais de 10.000 KM abordo de um Fiat Doblo, saindo do Grajaú no dia 26/12/2016 e retornar no dia 19/01/2017, totalizando 25 dias de estrada, percorrendo sete estados brasileiros, três regiões e dois países, o ponto de retorno será a cidade histórica peruana de Machu Picchu, construída pela  civilização Inca.

A intenção é envolver as pessoas por meio de interação pela Internet, um aplicativo de celular, que será criado especialmente para a Expedição, fotografias, vídeos e um diário de bordo. As pessoas poderão acompanhar e interagir com o grupo, que irá fazer sorteios de coisas compradas ao longo da viagem.

O grupo partirá do Grajaú em direção a Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, de lá vai para Corumbá, na fronteira com a Bolívia, atravessando sentido a cidade de Santa Cruz de La Sierra, seguindo em direção a capital La Paz. A Expedição vai passar pelo lago mais alto do mundo, o Titicaca, na fronteira com o Peru, de lá seguirão para Cusco e por fim Machu Picchu. Para voltar ao Brasil optaram entrar pelo estado do Acre, para conhecer melhor o norte do Brasil, local onde nenhum dos participantes da expedição estiveram antes. Do Acre passarão por Porto Velho, em Rondônia, seguindo para Cuiabá, no Mato Grosso e na região da Chapada dos Guimarães, uma das maravilhas do Brasil, de lá seguem rumo a Goiás e querem passar em Brasília, se der tempo, seguindo para Uberaba, já em Minas Gerais, seguindo na direção de Ribeirão Preto, já em São Paulo.

O projeto quer fazer parcerias com pessoas físicas e jurídicas, com o propósito de compartilhar toda a vivência por meio de palestras, oficinas, uma exposição fotográfica, um documentário e uma edição especial da Revista Expressão Cultural Periférica que abordará o dia a dia da expedição. A revista será distribuída em escolas públicas e projetos do distrito do Grajaú. No total será um ano de projeto, que tem como um de seus objetivos, além das ações já mencionadas, incentivar as pessoas a viajarem, saírem da zona de conforto e buscar novas experiências que enriquecem imensamente cada pessoa envolvida.

A Doblo, que comporta 7 passageiros sairá do Grajaú com seis aventureiros, para ter um pouco de conforto ao longo do trajeto. São eles: Gi Barauna, letróloga e coordenadora da ONG Venha Conosco, e que está a frente do coletivo ECP desenvolvendo diversas atividades juntamente com Valéria Ribeiro, jornalista, ativista cultural e educadora de Informática na Associação Amigos do Jardim Reimberg. Ambas fizeram uma viagem parecida para a Argentina e Uruguai, entre 2014 e 2015, junto com Susy Neves, pedagoga e educadora da ONG Brascri Associação Suíço-Brasileira de Ajuda à Criança. Nessa viagem foram somente as três mulheres, que desbravaram o sul do continente percorrendo 7.000 km em 21 dias. Ricardo Negro, um dos fundadores do ECP, esteve na estrada com o grupo entre 2013 e 2014, quando foram até a Paraíba, percorrendo 7 estados, 20 dias e 8000 km rodados. Desde então o coletivo não consegue mais ficar parado e nesse novo projeto encontrou uma forma de compartilhar com as pessoas essas experiências tão ricas. Juntaram-se ao grupo nesse novo desafio Denise Araújo, pedagoga e educadora em escola pública e Thiago Paixão, tecnólogo, educador de informática e ativista de software livre.

O ECP está em busca de apoiadores para o projeto, pois os custos são elevados, principalmente com o combustível e com reparos no carro para que fique em condições excelentes para a viagem. Tem também a hospedagem, um custo alto, mas o grupo pretende se hospedar em hostels, que são dormitórios compartilhados e onde podem cozinhar, diminuindo os custos, além de acampar, e trocar serviços por hospedagens. Outro custo é a alimentação, por isso pretendem levar fogão para que possam cozinhar e poupar dinheiro. De qualquer forma o grupo quer gastar o menos possível e fazer uma planilha de custos, dicas de roteiros e lugares onde se hospedarem, para que possam compartilhar e incentivar outros viajantes.

Todos que apoiarem ao projeto concorrerão a viagens pela agência Mundo Afora Viagens e Passeios.

Quem quiser apoiar o projeto é só entrar em contato com o grupo ou depositar algum recurso na conta do Bradesco, agência 2036, conta corrente 29167-6 de titularidade de Valéria Ribeiro.
Contatos: ecperiferica@gmail.com – (11)95854-6101(whatsapp/Valéria)